Nutrição e Muito Mais

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dicas de Alimentação em Viagens!

Hoje meu post é especialmente feito e elaborado pensando na minha paciente e prima (Lila) que está indo viajar de intercâmbio para Londres!!! Chiquérrima!!! hehe...

Estava ontem pensando em o que poderia dar de "presentinho" para ela, que fosse ter utilidade e não sobrecarregar, já que uma viajem desta faz com que a mala seja "pequenina"...então quebrei a cabeça e pensei que uma última "ajudinha" da Nutri linda dela seria bem vinda, e não é que acertei no presente! 
Ela adorou (ou pelo menos disse que sim, haha)!!! Vamos lá então!!!


Quando pensamos em viagens, nunca é fácil decidir o que devemos (ou podemos) carregar na bolsa no avião! Eu pelo menos sempre ficava com "medinho" de que me parassem e confiscassem minhas comidinhas (afinal, nutricionista nunca sai de casa sem marmita, isso é fato!). 
Então fui dar aquela lida/ pesquisei durante algumas horas, alguns sites e no geral encontrei muitas opiniões e fica bem difícil saber o que realmente é verdade! No site edestinos.com foi onde encontrei um texto mais completo específico para comidinhas, Veja a seguir:

Transporte de alimentos
O transporte de alimentos não é proibido por nenhuma companhia aérea. Mesmo assim, algumas regras devem ser seguidas, dependendo da empresa, do destino e da quantidade de alimento. Atente para os seguintes tópicos:
- Alguns países, como os EUA ou a Austrália, proíbem a entrada de alimentos frescos no seu território.
- No território da União Europeia é proibida a entrada de alimentos, leite, carne e produtos de origem animal provenientes de países de fora da Comunidade Europeia.
- Caso planeje transportar alimentos, verifique a regulamentação do país de destino e dos países de trânsito.
- O alimento levado a bordo do avião deve estar na embalagem original do fabricante e com a data de vencimento marcada.
- A maioria das companhias aéreas não permite o transporte de produtos facilmente perecíveis.
- No caso de líquidos e pastosos transportados dentro da cabine, a quantidade de produto deve ser inferior a 100 ml por embalagem, e não pode somar mais de 1 litro por passageiro.
- São permitidos remédios e papinhas de bebê se forem em quantidade suficiente apenas para a duração do voo. Os remédios devem estar acompanhados da receita médica.
- Na bagagem de porão, o limite por embalagem é de 2 litros.
- As embalagens de líquidos devem ser colocadas em saco plástico transparente. O saco deve ser fechado apropriadamente, para que não haja vazamentos. 
http://www.edestinos.com.br/dicas-de-viagem/Voos/Bagagem/Transporte-de-alimentos

Então eu fiz o que está recomendado no texto acima: Verifiquei os regulamentos do país de destino dela (Londres), e lá não encontrei nada de "não poder entrar com comidas"!

Então as escolhas da Nutri (foto) para a viajem da prima linda foram as seguintes:

#Não pode alimentos perecíveis, sendo assim, não pode levar frutinha!! "E agora Nutri? Sem frutas? Sem castanhas?" Calma!! Temos inúmeras opções que "substituem" as frutas in natura, como é o caso do abacaxi liofilizado da Jasmine! Ele é totalmente natural, sem adição de açúcares ou conservantes, mantendo assim as características naturais da fruta! Assim estará carregando uma fruta dentro da embalagem do fabricante e com data de validade! 

#O segundo alimento escolhido foi o Maçã e Açaí da Frootiva! Eu particularmente ADORO esse produto! Sempre tenho um a mão quando saio de casa, principalmente quando não posso ou não consigo carregar uma fruta! Ele é um produto 100% natural, granulado, feito a partir de maçã desidratada com uma cobertura de frutas crocantes, no caso este que coloquei no kit é de Açaí (cheio de antioxidante natural) e sem açúcar! Sem corantes e conservantes também! E assim como o abacaxi, esta na embalagem original, com data de validade e não é perecível! http://www.frootiva.com/frootiva.php

#Claro, inclui no kit uma clássica barrinha de cereal! Opa? Clássica?! "Mais não é Nutry ou Trio Nutri?". Isso mesmo, não é muito clássica, mais é um produto que também tenho recomendado muito para meus pacientes! As barrinhas da Bio2 não contém glúten, são orgânicas e feitas com cereais de verdade! Esta que mandei no caso não é de Cereais (por que não tinha em casa), é de Acerola, então tem mais fruta do que fibras na composição! Mais ela tem na composição flocos de arroz/ de milho/ castanha do Brasil e do Pará, então também é bem completinha! Eu gosto muito para carregar com as frutas as barrinhas deles de 7 Cereais, são daí com maior quantidade de cereais e fibras!!!http://bio2organic.com.br/produtos

#E por último outro produto que está entre os meus preferidos na praticidade e correria do dia a dia - uma barrinha de sementes! Claro, as barrinhas não substituem o alimento em si, por exemplo, esta barrinha é de gergelim e cacau, mais tem diversas outras opções com chia/ quinoa/ amaranto...mais como são alimentos normalmente difíceis de carregar, a barrinha quebra um galho e tanto e acrescenta fibras na alimentação! Eu costumo associar uma fruta do lanchinho com uma barrinha destas (quando o paciente não tem a possibilidade de consumir uma fibra junto por que está no trabalho), essa barrinha é ótima! Ajuda e nutri muito mais!!! Esta linha tem outras diversas variedades, são muito boas! Recomendo para viajem e para o dia a dia! http://www.bananabrasil.com.br/produtos/levitta/

Bom pessoal, estas foram minhas escolhas para montar um presentinho para a prima que vai ficar quase 4 horas no Rio de Janeiro esperando a conexão para Londres hoje de noite! Assim, comerá bem (e não porcarias de aeroporto) e garante uma boa nutrição! A sim!!! A hidratação também é muito importante! então ela já sabe: chegar no avião, tomar água! Chegar no Rio - comprar uma água! hehe....

Claro, esta dica de Lanchinho para voos também serve para outras ocasiões mais simples, como uma viajem longa de carro (evitando parar na estrada) ou mesmo uma viajem de ônibus, que também não costuma ser nada fácil! O importante é sempre levarmos algo para garantir a alimentação adequada no caminho!
A vantagem, quem viaja de carro ou ônibus pode levar alimentos perecíveis (frutas/ sanduíche natural) e pode carregar castanhas no kit (que faltou para minha prima já que não tive tempo de comprar no mercado um pacotinho daqueles individuais embalados com validade)!
Enfim, sempre que sair de casa para pegar estrada/ voos e assim vai... se prepare!!!

Fica a dica para hoje!!!
Boa Viajem prima!!!! 

Juliana Turmina!