Nutrição e Muito Mais

domingo, 20 de abril de 2014

Mousse de Chocolate feito com Abacate e Cacau.

Olá pessoal...no nosso penúltimo dia de feriado vou publicar hoje uma receitinha que testei no ano passado, ela foi passada por um paciente vegetariano no consultório, não resisti, afinal como todas as receitas que faço não contém glúten nem leite!


Esse mousse de chocolate conta com o abacate para dar consistência, tâmaras para adoçar e a banana e o delicioso cacau como base. Fica saboroso e praticamente sem sabor de abacate para quem não gosta.

Anotem os ingredientes e testem em casa:

Ingredientes:
1/4 abacate
1 bananas
3 tâmaras
1 col. sopa de cacau em pó

Modo de Preparo:
Deixe as tâmaras de molho uns 10 minutos em água filtrada para elas amolecerem. Bata no mixer as tâmaras (sem a água do molho), o abacatre, a banana e o cacau.
Está pronto! Esta receita é muito fácil de preparar e rápida.
Esta receita servirá 1 a 2 pessoas. Para a sobremesa se hoje dobrei a receita já que estávamos em mais gente.

É isso aí, hoje bem simples e delicioso! Façam em casa e me contem...
Beijos e boa noite!

Páscoa e a delícia do Chocolate!!!


Este ano decidi que ia dar uma atenção especial a esta data tão gostosa, fazendo assim publicações sobre o chocolate e o Cacau e o seu uso na culinária saudável (conforme tenho feito esta semana).

O chocolate é produzido a partir da massa de Cacau, além de outros nutrientes como açúcar, manteiga de cacau e diversas misturas dependendo da consistência, sabor e textura do produto.
O cacau presente no chocolate é rico em flavonoides, substancias químicas que são antioxidantes e trazem diversos benefícios a saúde! Mais vamos com calma, não é por que os flavonoides fazem bem a nossa saúde que vamos liberar o consumo do chocolate, afinal, as tais "misturas" que citei acima são o nosso problema!

O chocolate apresenta uma quantidade significativa de gorduras boas (como as monoinsaturadas) mas também apresenta gorduras ruins (saturadas, que quando consumidas em excesso em nosso dia a dia causarão males a nossa saúde) e ainda em alguns produtos encontramos as gorduras hidrogenadas (que causam muitos males a saúde). Além claro da grande quantidade de açúcares na maioria.
Por isso, o chocolate DEVE ser consumido com moderação, e de preferência dando escolha aos produtos com maior teor de Cacau - acima de 50% (onde já vimos que encontram-se as substancias boas) e evitando os bombons açucarados com misturas de caramelo, amendoim, brigadeiro... os quais acrescentarão ainda mais açúcares e gorduras no produto tornando - o realmente calórico e pobre em nutrientes!

Sendo assim, acerte na escolha! Veja abaixo algumas opções que irá encontrar no mercado:

Chocolate Amargo: Normalmente encontrados acima de 50% de cacau. Possui uma maior concentração de massa de cacau e pouco açúcar na composição! É o campeão na escolha!

Chocolate Meio Amargo: Se assemelha ao Amargo, porém possui uma quantidade menor de Cacau (em torno de 40%) e maior adição de açúcar;

Chocolate ao leite: este chocolate é o mais tradicional e o mais consumido. Apresenta uma porcentagem menor de cacau (em torno de 30%), sendo que a massa de cacau está sendo substituída em partes por leite/ leite em pó e outros derivados. Resulta num sabor mais adocicado e para muitos, mais saboroso;

Cacau em pó: feito com as amêndoas do cacau moídas, sem a presença da manteiga ou massa do cacau e ao contrário do Chocolate em pó, não possui açúcar em sua formulação;

Achocolatado: sendo muitas vezes confundido com o chocolate em pó, o achocolatado possui alto teor de açúcar e na maioria leite em pó em sua composição!

Chocolate Branco: possui a manteiga de cacau ao invés da massa de cacau, sendo normalmente misturado com leite em pó, açúcar e essência de baunilha. Por muitos, não é considerado um chocolate, e está na categoria de um dos piores para a saúde.

Chocolate para Cobertura (doces/ bolo): os chocolates nesta categoria são mais utilizados na fabricação de doces por darem uma cobertura mais perfeita e brilhosa, porém, ele contém grande quantidade de manteiga de cacau que garante uma maior facilidade na hora de derreter, e muitas vezes contém misturas de gordura hidrogenada na composição. Nada bom para o consumo!

Alfarroba: é uma leguminosa (uma vagem assim como o feijão) que com o pó de sua polpa torrada e moída é utilizada em substituição ao cacau. Ela possui diferença nutricional no seu conteúdo de açúcares e gorduras comparado com o Cacau, além de possuir diversas vitaminas e minerais em sua composição. Hoje é uma ótima opção no mercado para intolerantes e alérgicos ao leite.

Falando em intolerantes, na maioria os chocolates amargos não possuem (ou não deveriam possuir) leite em sua composição, porém fique sempre de olho no rótulo pois podemos nos surpreender! Agora para os alérgicos o cuidado deverá der redobrado, pois muitos produtos podem não apresentar laticínios no rótulo porém descrevem "pode conter traços de leite" pois na maioria das vezes foram produzidos nas mesmas máquinas que produzem outros produtos com leite! 




Bom, é isso aí pessoal. Aproveitem sua Páscoa e seus chocolates COM MODERAÇÃO! Nada é proibido, mais tudo em excesso fará mal a sua saúde!

Uma Feliz Páscoa a todos...e continuem acompanhando que o feriado ainda não acabou, então mais receitas virão!!!

Beijos jú.