Nutrição e Muito Mais

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Teste do Inmetro com Whey Protein Concentrado

Boa Noite Nutri em Ação!!!
Este será o assunto da semana, já que somente hoje já respondi á umas 5 pessoas sobre a matéria do Fantástico de ontem! Então, para poupar de responder alguns emails de pacientes e amigos, vou falar sobre a reportagem sobre o teste do Inmetro com 15 marcas de Whey Protein!

Já não é novidade que muitas marcas de suplemento alimentar apresentam "incoerências" em sua composição em relação ao rótulo, no ano passado mesmo já havia virado notícia, a diferença é que agora foi o Inmetro que fez os testes, levando assim a ter maior credibilidade para muitas pessoas.

Enfim, ao que já tenho respondido e imagino ser as dúvidas mais pontuais nesta matéria:
Todos os suplementos testados foram Whey Protein Concentrado, ou seja, é o tipo de proteína do soro mais consumida por ter um custo benefício mais baixo, e apresentar além da proteína carboidratos em sua composição! O que não quer dizer que seja a melhor ou a pior proteína para consumo.

Eu particularmente não indico o W.P. Concentrado, afinal tem maior chance de alergias, maior incidência de espinhas e possíveis distúrbios gástricos, mas vai de cada paciente (após consulta cada caso é estudado e assim pensado no suplemento a indicar). Por isso o Whey tem de ser orientado, afinal, chegar na loja e comprar qualquer coisa vai sair de lá com uma super dosagem e uma qualidade nem sempre confiável!
Eu oriento a todos meus pacientes marcas (de confiança) e a dosagem correta a ser tomada de acordo com o tipo de proteína escolhida.



Em questão de sobrecarga renal e hepática, que foi o ponto chave dos questionamentos hoje, o que eu digo: CALMA! O que acontece (E MUITO HOJE) é um consumo exagerado e descontrolado de suplemento alimentar para TODOS os objetivos do mundo que a pessoa busca! Quer hipertrofiar (crescer/ ficar fortão), carrega no Whey/ quer emagrecer, toma Whey/ não quer nada, só saúde, toma Whey por que o professor da academia falou que é bom!!! Enfim, Whey virou moda e o consumo está sim exagerado, por isso entramos no assunto sobrecarga renal e hepática!

"Mais jú, você me falou que posso tomar o Whey que não terei problema nenhum para minha saúde!" Lógico, por que seu Whey está associado a sua dieta, balanceado e calculado sem exageros, está sendo utilizado para o objetivo que traçamos no consultório, ou seja, NÃO VAI TE CAUSAR MAL NENHUM! 

Agora, se alimentar ás custas de Whey no dia a dia, isso SIM, pode lhe causar a uma sobrecarga por excesso de proteína, afinal, o seu corpo precisa filtrar toda essa proteína jogada para dentro, o tempo todo!

Por isso, como SEMPRE digo, vá atrás de quem entende! Procure um/ uma Nutricionista (de preferência Esportivo/a) seja bem orientado e faça um consumo consciente do seu suplemento!
 
É isso aí, continuem seguindo para estarem sempre atualizados!
Acompanhem o Nutri em Ação no Facebook e Instagram que lá trago novidades diariamente!

Veja a matéria completa do fantástico aqui!

Juliana Turmina.
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário